Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares


Mãos, pontos e barbante

Esse MCEO ilustra uma possibilidade de introdução do conceito de polígonos com alunos com faixa etária entre 10 e 15 anos (6o ano). As situações exploraram formas (planas e não-planas) variadas. Algumas, inclusive, não convencionais. O material usado foi barbante, mas poder usada uma fita plástica ou similar. As atividades foram pensadas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à visualização e à análise das formas.

Baixar apresentação completa em PDF

Mãos, pontos e barbante.
  • Com três alunos (ou três mãos segurando em diferentes lugares de uma corda) formar diferentes polígonos (triângulos)
  • Com quatro alunos segurando verificar o tipo de forma que pode ser feito.
  • Fazer o mesmo para cinco, seis etc.

Baixar tarefa completa em PDF

Algumas respostas iniciais do aluno George (14 anos) sobre polígonos “polígono é um desenho” “o círculo parece uma bola” “o quadrado parece uma caixa"

Baixar respostas completa em PDF

Essa aula foi pensada partindo do princípio de que os alunos ainda não possuíam o conhecimento de polígonos. Na aula anterior havia explorado o conceito de polígonos mediante visualização de formas (quadrado, triângulo, cubo, círculo, bola, coração, bandeira etc.). Naquela aula, quando pedi aos estudantes para desenharem objetos que eles consideravam polígonos, eles fizeram cacho de uvas (que identificaram com o formato de triângulo), bola de gude (com triângulo de marcação), porta-retrato, pião, balão, dentre outros.

Baixar reflexão completa em PDF

play-sharp-fill
Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.