Seções em cubos no GeoGebra 3D

Na maioria das escolas o trabalho realizado com poliedros diz respeito ao cálculo de áreas e volumes, e quando trada de seções, se limita a estudar seções transversais. Neste MCEO trazemos uma possibilidade de ensino de seções planas em cubos utilizando o software Geogebra 3D. Nesta atividade os alunos podem trabalhar seu processo de visualização utilizando as ferramentas presentes no programa. Você terá acesso a respostas de uma oficina realizada com graduandos do 8º e 9º períodos de Licenciatura em Matemática da UFRRJ.

1) Construa um cubo no GeoGebra 3D e execute o que se pede:

a) uma seção que tenha uma forma retangular

b) uma seção que tenha a forma triangular

De que maneira, utilizando o software, você pode se certificar dos cortes que encontrou?

Posso usar a ferramenta polígono, desenhar o polígono que formou na seção e medir os ângulos p/ verificar as propriedades.”

A oficina GeoGebra 3D foi realizada no dia15 de outubro de 2014, na turma de ensino de matemática II da UFRRJ. No dia estavam presentes sete alunos que cursavam o 8º ou o 9º período de Licenciatura em Matemática. Ministrei a oficina ao lado da aluna Thaís Fernanda de Oliveira Settimy e o exercício aqui proposto faz parte de um conjunto de atividades aplicado nesta data.

A atividade seções em cubos na GeoGebra 3D consistia, no primeiro momento, em deixar que os alunos construíssem livremente um cubo no ambiente e então gerassem, a partir da interseção com um plano, uma seção que fosse retangular e outra que fosse triangular. Neste momento os participantes não demonstraram qualquer dificuldade.