BAIRRAL, M. A formação continuada de professores de matemática com o uso mediático das ferramentas da Internet. Anais do VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. Rio de Janeiro, 27-30/11/2005
BAIRRAL, M. Aprendizagem matemática a distância. Análise de interações na perspectiva de comunidades de prática. Anais da 28ª ANPEd. Caxambu, 16 a 19/10/2005
BAIRRAL, M.; FREITAS, I. Análise de interações de futuros professores de matemática em um fórum virtual. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (V SPEM-RJ). Itaocara-RJ, 03-05/11/2005. Em CD-ROM
BAIRRAL, M. Interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais mediados pela internet: explicitando pressupostos teóricos do GEPETICEM. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (V SPEM-RJ). Itaocara-RJ, 03-05/11/2005. Em CD-ROM
BAIRRAL, M. et al. Contribuições da UFRuralRJ na Formação Matemática a Distância: o GEPETICEM. Anais do II Congresso de Pesquisa Científica da UFRRJ. Seropédica, nov.2004. Em CD-ROM
Bairral, M. & GIMENEZ, J. Dialogic use of teleinteractions for distance geometry teacher training as an equity framework. In Proceedings of The Fifteenth ICMI Study Group “The Professional Education and Development of Teacher of Mathematics”
BAIRRAL, M.A. Análise Qualitativa de Debates a Distancia: Interações Virtuais e Desenvolvimento Profissional Docente. In: Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. Bauru-SP, SE&PQ/FAPESP/USC, 25-27 de março de 2004. Em CD-ROM. ISBN 85-98623-01-6
BAIRRAL, M. e GIMENEZ, J. (2003). ¨On Line Professional Community Development And Collaborative Discourse In Geometry¨. 27th International Group for the Psychology of Mathematics Education. Honolulu, 13 a 18/07/2003
BAIRRAL, M. (2003) Comunidad Virtual Docente y Desarrollo Profesional Critico en Geometría. XI Interamerican Committee on Mathematics Education (XI CIAEM). Blumenau (SC) de 13 a 17/07/2003. Em CD-ROM
NASCIMENTO, B.S., BAIRRAL, M.A. Ensino e aprendizagem em ambientes virtuais: o estado da arte no Brasil. In: Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. Seropédica, v.13, n.2, p.951-952, 2003
BAIRRAL, M. (2003). Formar Comunidades de Aprendizagem Docente e Aprender Matemática Através da Internet. 26ª Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas (MG). Em CD-ROM
BAIRRAL, M. et al. (2002) Trabajo a Distancia y Cognición: Matemáticas para Formar Criticamente. Simposio. Proceedings 2nd European Conference on Information Technologies in Education and Citizenship: A Critical Insight. Barcelona, 26 a 28 de junio. Em CD-ROM.
CASTELLS, M.; LAVINALI, P. (coords.); RODRIGUEZ, G. e BAIRRAL, M. Análisis del discurso en diferentes contextos de Educación Científica. VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Barcelona, UAB, 12 a 15/09/2001, p.123-130
ARAÚJO, J.; BAIRRAL, M. e GIMÉNEZ, J. (2001) Negociações docentes em aulas de geometria colaborativa usando computador. 24ª Reunião Aunal da ANPED. Caxambu (MG), 7 a 11/10/2001. Em CD-ROM