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Materiais Curriculares


Exercitando a memória da calculadora

O uso da calculadora em aulas de matemática ainda é polêmico, seja para alguns professores que não têm muita clareza do propósito da utilização, seja para os próprios pais que, em geral, são contra. Concordando com Bigode (2005) no sentido de que “os indivíduos não podem ser privados de operar e dominar uma tecnologia que interfere em sua vida” (p. 303), elaboramos este MCEO ilustrando uma possibilidade de uso desse recurso em sala de aula. A proposta consiste em utilizar as teclas de memória da calculadora comum (de bolso) de forma a despertar o interesse dos estudantes e possibilitar a compreensão do funcionamento das teclas e das operações efetuadas pela calculadora.

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Imagine que tenha de ir ao mercado comprar cinco sabonetes, três cremes dentais e dois desodorantes, cujos preços unitários são, respectivamente, R$ 1,75, R$ 3,89 e R$ 9,74. Trabalhando com as teclas de memória da calculadora descubra o valor a ser gasto e ...

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Algumas questões e repostas de alunos do 1o ano do Ensino Médio Até o momento observei dois tipos de solução para a atividade. Uma delas envolve a resolução através da multiplicação da quantidade pelo valor do produto, sendo esse resultado inserido a seguir na memória, conforme a figura 1. Ao final de cada resultado da multiplicação inserido na memória da calculadora era possível determinar o total a ser gasto no supermercado.

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Na verdade, sou engenheiro, mas fui me tornando professor. Ao ingressar no magistério, não possuía conhecimento algum na área de pedagogia ou licenciatura. Foi o que se chama começar “com a cara e a coragem”. O convívio em sala de aula, aliado aos estudos que realizava, foi me transformando, até o momento em que percebi que há dois tipos de educadores: o que finge não perceber as dificuldades e aquele que as desafia. É, acho que a palavra é essa, desafio. A educação é feita de constantes desafios.

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