Ctrl C, Ctrl V no Paint

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão modificando o cenário de várias áreas do conhecimento, particularmente a Educação Matemática. Trabalhar conceitos geométricos com recursos informáticos ficou mais dinâmico e desafiador. É importante que novas propostas de atividades sejam elaboradas e colocadas em prática. Nesse MCEO ilustramos alunos do 7° ano (11-12 anos) do Ensino Fundamental realizando uma atividade no Paintbrush na qual eles distorciam, ampliavam, reduziam figuras e analisavam tais transformações.

Esta atividade foi desenvolvida no LEDEN - Laboratório de Ensino de Desenho do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Logo no início da atividade algumas perguntas foram direcionadas à turma: O que se faz para ampliar ou reduzir uma imagem em um editor de imagens para se colocar no perfil do Facebook ou enviar pelo celular, por exemplo? O que aconteceria se a imagem fosse manipulada apenas pelo comprimento no editor de imagens? A imagem ficaria igual, distorceria?

Uma dupla pensou em mesclar imagens na atividade, talvez se preocupando com a comunicação visual e estética (gráfica). As duplas realizaram a atividade e salvaram na área de trabalho ou na pasta “meus documentos” de cada computador. Algumas duplas se preocuparam em identificar a imagem original, a ampliada, a reduzida e a distorcida (Figura 1).

Homotetia é o conceito geométrico que embasa aplicativos presentes em alguns artefatos tecnológicos atuais (ampliação e redução de imagens nas telas touchscreen de tablets, Ipads e celulares; no processo de ampliação e redução de imagens em fotocopiadoras; no enquadramento fotográfico) e em outros não tão atuais (escalas gráficas, óptica geométrica e perspectiva cônica com um ponto de fuga). Todas essas aplicações possuem em comum a proporcionalidade entre as dimensões das figuras envolvidas no processo e a posição em que tais figuras se situam no plano em relação a um ponto, denominado centro de Homotetia.