Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares


Batendo na mesma tecla

Embora o computador seja apontado como um dos recursos tecnológicos mais evidenciados como ferramenta para auxílio à educação, outros instrumentos ainda são capazes de despertar a atenção e aguçar o sentido dos nossos estudantes. Nessa direção, este MCEO pretende implementar atividades com o uso da calculadora comum de bolso que possam ser utilizadas em sala de aula principalmente por professores de matemática ou que ensinam matemática, de modo que a mesma venha a ser tornar um recurso instigador do conhecimento e não apenas para a execução de uma rotina meramente mecânica de se efetuar cálculos matemáticos. Por concordarmos que o conhecimento pode ser construído a partir das interações nossa proposta é a realização de atividades em coletividade, voltadas à utilização da calculadora, abordando conceitos matemáticos. Atividades instigadoras com calculadora podem ajudar a desmistificar o ensino da matemática.

Baixar apresentação completa em PDF

a) O que a calculadora efetua quando usamos a ordem de teclas abaixo?
3 + 5 = = = = =
 

Baixar tarefa completa em PDF

Nenhum dos alunos ainda havia experimentado a utilização da tecla de igual (=) com a função de operador constante. Essa novidade pode ser percebida de algumas formas. Raquel e Guilherme observaram a repetição dos números (Figura 1) de acordo com a ordem em que eram introduzidos na calculadora e sinalizaram uma “economia de tempo” (Figura 2).

Baixar respostas completa em PDF

Lá estava eu, aula inaugural do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sentado ao lado do meu orientador, cujas primeiras palavras foram: “Vamos montar uma oficina de calculadoras?” Não fazia a menor ideia da dimensão daquilo, mas topei na hora. Aliás, como poderia responder não? Assim, foram dados os primeiros passos para uma pesquisa sobre a utilização da calculadora em sala de aula. Inspirados em Bigode (este é ótimo em atividades desse tipo) e com alguns lampejos que sempre achamos que são de pura sabedoria, montamos a primeira oficina, que fomos aprimorando, à medida que ministrávamos e observávamos o comportamento dos participantes. Essas oficinas originaram o curso Calculadoras no Ensino Médio, do qual retiramos as respostas e comentários aqui apresentados.

Baixar reflexão completa em PDF

play-sharp-fill
Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.