Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade

Os ambientes de geometria dinâmica possibilitam a construção de uma classe de figuras (BAIRRAL; BARREIRA, 2017), o que permite ao usuário visualizar formas variadas de um mesmo objeto matemático, elaborar conjecturas e verificar a existência de propriedades.

Tarefa Preliminar - Recordar, explicar e desenhar 1. A palavra concorrente me lembra: ...  1.2. Porque: ...    1.3. Um desenho possível seria: ... 2. O que você entende por retas concorrentes?

A proposta da atividade centrou-se na construção de retas concorrentes e a investigação entre a relação dos ângulos possíveis (opostos pelo vértice e suplementares). Inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade na construção dos ângulos opostos pelo vértice, devido à forma particular exigida na construção. No entanto, à medida que a aula foi se desenvolvendo, procurei esclarecer as dúvidas dos alunos que estavam com dificuldades e incentivar as duplas que apresentaram melhor desempenho, propondo novos questionamentos.