Filter by Categories
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares

Construindo um azulejo com transformações geométricas

Na graduação trabalhamos com aplicativos e plataformas online sobre matemática em algumas matérias, geralmente as que envolvem geometria e visualização. O uso da tecnologia para auxiliar a visualização geométrica e gráfica na matemática tem sido um rico objeto de estudo e de produções. Alguns estudos enfatizam a importância do estudo de transformações geométricas (isometrias) na educação matemática, destacando como esse assunto ainda é pouco abordado na sala de aula, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Baixar apresentação completa em PDF

Azulejos (Adaptada de ASSIS, 2016) Considerando o quadrilátero de lado 6 cm, e o setor circular de raio 1 cm, como na Figura 1, resolvam as questões propostas.

Baixar tarefa completa em PDF

A atividade foi feita em três momentos, os alunos primeiro foram aprendendo a mexer na plataforma e entender como fazer a tarefa, depois fizeram a atividade em grupo, e por fim falaram suas descobertas e dificuldades no decorrer da tarefa. Como podemos ver na numeração da tabela, a parte inicial de exploração da plataforma e entendimento das questões levou bastante tempo.

Baixar respostas completa em PDF

Com essa atividade, objetivamos que os alunos aprendessem e trabalhassem com as transformações geométricas: rotação, reflexão (por uma reta ou por um ponto) e translação (por um vetor). No entanto, diferente das outras atividades aplicadas sobre transformações geométricas, os alunos tinham um produto final, ou seja, não foi apenas a construção pela construção, elas tinham que formar uma figura, e para isso, precisavam combinar as transformações e planejar em grupo como seria feito.

Baixar reflexão completa em PDF

Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.