Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares


GeoGebra: Função do 2º grau

A atividade foi desenvolvida no GeoGebra, no intuito de revisar o conteúdo Função do 2º grau, especificamente com relação à concavidade da parábola e à identificação de seu vértice. A opção pelo aplicativo está relacionada às possibilidades apresentadas pelo mesmo quanto à representação gráfica e pela praticidade em seu manejo, para utilização pelos discentes. Este Material Curricular Educativo Online (MCEO) objetiva apresentar virtualmente a representação gráfica de funções do 2º grau, de modo que o educando (re)conheça os elementos da função, bem como, possa verificar como eles interagem com a mesma.

Baixar apresentação completa em PDF

A atividade de (re)conhecimento de função do 2º grau apresentou as seguintes etapas:

  • 1ª Etapa - Na aula anterior, pedir aos discentes que pesquisem e tragam na aula seguinte diferentes exemplos de função do 2º grau
 
  • 2ª Etapa -No início da aula deve ser apresentado o aplicativo, em especial aqui o GeoGebra, bem como a forma de utilização do mesmo.
 
  • 3ª Etapa - Os alunos devem transcrever a função trazida e determinar a posição da concavidade e o ponto do vértice, na seguinte ordem:

Baixar tarefa completa em PDF

Percebeu-se a curiosidade de alguns discentes ao apresentarem valores altos para a e b, de modo a verificar o resultado no plano.

Baixar respostas completa em PDF

Busquei na tecnologia um meio para revisar função do 2º grau e verificar supostas dúvidas com relação a este conteúdo. Procurei, através de um aplicativo, ratificar características da função, em especial o posicionamento da concavidade da parábola. A atividade teve o intuito de possibilitar ao discente comprovar de maneira efetiva características da função.

Na aula anterior pedi à classe que trouxesse exemplos de funções do 2º grau. Minha expectativa com relação a essa proposta era que, durante a busca, os discentes encontrassem outras informações relativas ao tema.

No início da aula apresentei o aplicativo e como deveria ser utilizado, através de um projetor multimídia, à medida que dispunha de um computador para a realização da tarefa. Tal fato não interferiu no bom andamento da mesma.

Baixar reflexão completa em PDF

Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.