Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
O uso das tecnologias em sala de aula é bem atrativo, pois mostra um interesse diferenciado por parte dos alunos. A intenção é mostrar para os alunos da educação básica que aprender com apoio do computador pode trazer um progresso muito amplo para a aprendizagem individual ou coletiva. Os alunos irão desenvolver as mesmas atividades da forma tradicional em sala de aula e através do software GeoGebra no laboratório de informática. As tarefas são pré-determinadas, envolvendo função do 2º grau. A partir da comparação das duas versões para a mesma atividade, observa-se o comportamento no processo de aprendizagem dos alunos e analisam-se os resultados obtidos nas duas versões.
A aula teve como propósito trabalhar função do 2º grau, observando os conhecimentos básicos dos alunos na matéria e percebendo a maneira de calcular e de aplicar as fórmulas até chegarem aos gráficos das funções. Nossa aula foi dividida em duas etapas: a primeira trabalhando em sala de aula e a segunda utilizando o GeoGebra no laboratório de informática. Os alunos eram do segundo ano do ensino médio, os quais, apesar de não possuírem experiência com o software, mostraram ter muita facilidade com recursos computacionais.