Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
A inserção e utilização de tablets como artefatos mediadores em espaços formativos pode possibilitar interações entre os alunos e propiciar situações investigativas. Este MCEO tem como objetivo elaborar estratégias para realizar construções geométricas explorando propriedades de triângulo e transformações geométricas (reflexão, rotação e translação). Acredito que a valorização da criatividade dos alunos, na elaboração de argumentos para justificar suas construções, foi uma estratégia interessante para observar como se apropriam de artefatos mediadores para construir conhecimento.
Tarefas que envolvem construções geométricas, desenvolvidas com a utilização de tablets, podem contribuir para aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do aluno. As variadas ferramentas disponibilizadas pelos programas de geometria dinâmica para tablets – neste caso, o programa utilizando foi GeoGebra touch versão 4.3.58 – contribuem para a configuração de um espaço formativo que possibilita a elaboração de estratégias para resolver problemas.
A implementação desta atividade é a terceira de vários encontros ocorridos ao longo do segundo semestre de 2014. Com isso, foram observados alguns fatores que contribuíram para o enriquecimento das estratégias elaboradas pelos alunos para resolver o problema. Fato curioso, e ao mesmo tempo preocupante, identificado no primeiro encontro: os alunos nunca tiveram qualquer aula que desenvolvesse conceitos relacionados à geometria.