Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
Explorar a linguagem gráfica vai além dos planos e elementos abstratos. Aprender a identificar os campos de aplicação da geometria é um desafio para os professores e alunos, atrair a atenção e o interesse para um assunto é parte desse desafio.
Esta prática pode ser desenvolvida em sala de aula ou oferecida como oficina, seu objetivo é explorar as regiões do círculo e suas denominações. Foi aplicada com alunos do ensino médio de uma escola técnica estadual.
Reconhecer as regiões destacadas na folha impressa.
A discussão inicial tem como ponto de partida algumas ilustrações que empregam o corte do bolo para fazer esculturas ou ter um melhor rendimento na divisão do bolo. Que elementos da circunferência estão presentes e limitam as regiões obtidas?
A atividade foi desenvolvida no dia 13 de novembro de 2014 com alunos do primeiro período do Programa Educacional para Jovens e Adultos da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá do curso técnico de Mecânica na aula da disciplina desenho técnico. A duração aproximada de 50min com dez estudantes.
Iniciei a atividade conversando sobre as propriedades da circunferência e seus elementos: centro, raio, diâmetro... Todos estavam ansiosos com a presença do bolo sobre a mesa, isto estimulou a atenção para que a explicação fosse breve e a prática se realizasse mais rápida para a degustação.