Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
O prazer da descoberta, explorar a maneira de pensar investigando, favorecer a prática através de experimentos simples. Estes são alguns objetivos que norteiam a prática em sala de aula. Levantar questões sobre o papel da tecnologia em sala de aula.
Descobrir a razão que leva ao número π (pi) = 3,14159..., através de uma experiência de medição e utilização de planilha eletrônica. Questionar sobre a precisão dos instrumentos de medição e qual sua importância. Trazer para os jovens uma experiência, que vai além da decoreba de uma fórmula, e expandir esses conceitos para outras aulas.
Medir objetos com diâmetros diferentes para explorar a razão entre comprimento e diâmetro da circunferência para chegar ao valor aproximado de Pi.
Oferecer ao grupo objetos para investigar as dimensões de comprimento e o diâmetro da circunferência. Preparar instrumentos de medição, tais como: fita métrica, trena, régua, paquimetro etc.
Não há para este caso uma resposta específica. Espera-se que os alunos experimentem as formas de medir o perímetro e o diâmetro e reflitam sobre a precisão dos instrumentos e das leituras da dimensões.
A atividade foi desenvolvida com alunos do primeiro ano, em duas turmas do ensino médio da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá do curso técnico de Eletromecânica, na aula da disciplina desenho técnico. A turma foi dividida em duplas e trios. A duração aproximada foi de 50min.
Comecei a atividade conversando sobre o número pi e um pouco do processo de sua descoberta, destacando o papel de Arquimedes de Siracusa. Conversamos um pouco sobre o processo de investigação e a maneira, às vezes, inusitada das descobertas. Como o caso do princípio de empuxo que Arquimedes emprega para resolver a questão da coroa de ouro e descobre ao entrar na banheira para tomar banho.