Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares


Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar

Na graduação trabalhamos com aplicativos e plataformas online sobre matemática em algumas matérias, geralmente as que envolvem geometria e visualização. O uso da tecnologia para auxiliar a visualização geométrica e gráfica na matemática tem sido um rico objeto de estudo e de produções. No entanto, o uso desses aplicativos e plataformas nas aulas é feito de forma individual e abordando formas geométricas em 2D ou 3D, na maioria das vezes. Trabalhar com uma tarefa que traga algo do mundo real para analisar a matemática por trás dos movimentos e estratégias é uma forma de atrair a atenção do aluno e mostrar como usamos a matemática até mesmo em atividades cotidianas e jogos.

Baixar apresentação completa em PDF

MOVIMENTOS INTERESSANTES Imagine mesas de bilhar e as trajetórias de umas bolas como as mostradas nos dois exemplos abaixo. Suponha que uma bola é jogada em um ângulo de 45º a partir do canto inferior esquerdo (A) da tabela. Quando a bola atinge um lado da mesa, ela rebate num ângulo de 45º. Em cada um dos exemplos mostrados a seguir, a bola bate nos lados de cada uma das tabelas várias vezes e eventualmente cai em um dos cantos.

Baixar tarefa completa em PDF

Nesta atividade os alunos já haviam feito uma ambientação na plataforma e estavam mais habituados no ambiente e confiantes para resolver a tarefa. Foram feitas muitas construções para tentar achar casos específicos e possíveis formas de generalizar os quatro casos. Vamos apresentar apenas os casos citados no chat durante a realização da atividade.

Baixar respostas completa em PDF

Quando planejei a atividade, achei que os alunos apenas fariam algumas tentativas para achar os quatro casos pedidos na questão e seria uma atividade rápida. No entanto, os alunos construíram muitas “mesas” de tamanhos diferentes e começaram a tentar achar um padrão, buscando a generalização dos casos. Envolveram os conceitos de múltiplos, números primos, par e ímpar para tentar criar essa generalização.

Baixar reflexão completa em PDF

Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.