Na graduação trabalhamos com aplicativos e plataformas online sobre matemática em algumas matérias, geralmente as que envolvem geometria e visualização. O uso da tecnologia para auxiliar a visualização geométrica e gráfica na matemática tem sido um rico objeto de estudo e de produções. No entanto, o uso desses aplicativos e plataformas nas aulas é feito de forma individual e abordando formas geométricas em 2D ou 3D, na maioria das vezes. Trabalhar com uma tarefa que traga algo do mundo real para analisar a matemática por trás dos movimentos e estratégias é uma forma de atrair a atenção do aluno e mostrar como usamos a matemática até mesmo em atividades cotidianas e jogos.
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MOVIMENTOS INTERESSANTES
Imagine mesas de bilhar e as trajetórias de umas bolas como as mostradas nos dois exemplos abaixo. Suponha que uma bola é jogada em um ângulo de 45º a partir do canto inferior esquerdo (A) da tabela. Quando a bola atinge um lado da mesa, ela rebate num ângulo de 45º. Em cada um dos exemplos mostrados a seguir, a bola bate nos lados de cada uma das tabelas várias vezes e eventualmente cai em um dos cantos.
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Nesta atividade os alunos já haviam feito uma ambientação na plataforma e estavam mais habituados no ambiente e confiantes para resolver a tarefa. Foram feitas muitas construções para tentar achar casos específicos e possíveis formas de generalizar os quatro casos. Vamos apresentar apenas os casos citados no chat durante a realização da atividade.
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Quando planejei a atividade, achei que os alunos apenas fariam algumas tentativas para achar os quatro casos pedidos na questão e seria uma atividade rápida. No entanto, os alunos construíram muitas “mesas” de tamanhos diferentes e começaram a tentar achar um padrão, buscando a generalização dos casos. Envolveram os conceitos de múltiplos, números
primos, par e ímpar para tentar criar essa generalização.
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