Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Artigos

Santos, R. T. ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Uso de portais de compartilhamento de vídeos no ensino de matemática.. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre), v. 51, p. 24-26, 2009
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; ABREU, Priscilla F de . Política de inclusão digital mediante a informática educativa: um estudo com professores de matemática refletindo sobre objetivos do cabri, do excel e do powerpoint. Zetetike (UNICAMP), v. 16, p. 157-188, 2009
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; LEMOS, Wellington Gonçalves . Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: Uma proposta para o trabalho no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 38-57, 2008
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; Di Leu, R. . Relato de uma contribuição de futuros professores de matemática com a inclusão digital de jovens e adultos. Perspectiva (Erexim), v. 31, p. 117-128, 2007
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; POWELL, Arthur B ; SANTOS, G. T. . Análise de Interações de Estudantes do Ensino Médio em Chat. Educação e Cultura Contemporânea, v. 4, p. 111-138, 2007
BAIRRAL, Marcelo Almeida . A Matemática na Escola Multimídia. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre), v. 44, p. 35-37, 2007
BAIRRAL, Marcelo Almeida . Building a community of practice to promote inquiry about geometry: A study case of pre-service teachers interacting online. Interactive Educational Multimedia, v. 14(2), p. 40-53, 2007
BAIRRAL, Marcelo Almeida . Para que serve a internet na matemática escolar?. Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 39, p. 40-42, 2006
OLIVEIRA, Rosana de ; BAIRRAL, Marcelo Almeida ; REIS, Rosa Mazo . Um estudo sobre a Educação Matemática publicada nos 30 anos do Boletim GEPEM. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 48, p. 23-84, 2006
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; GIMÉNEZ, Joaquin . Momentos Reflexivos e Metacognição na Teleformação Continuada em Matemática. Quadrante (Lisboa), Lisboa, v. 14(2), n. 2, p. 3-23, 2005
BAIRRAL, M. Avaliação da Aprendizagem em Processos de Formação a Distância. Pátio Revista Pedagógica, n.34, p.56-59, 2005
BAIRRAL, M. Debate Virtual y Desarrollo Profesional. Una Metodología para el Análisis del Discurso Docente. Revista de Educación, Madrid, n. 336, p.439-465, 2005
BAIRRAL, Marcelo Almeida. Compartilhando e Construindo Conhecimento Matemático: Análise do Discurso nos Chats. Boletim de Educação Matemática Bolema, Rio Claro – SP, ano 17, n.22, p. 37-61, 2004
BAIRRAL, M.; NASCIMENTO, B.; ZANETTE, L. Desenvolvimento Profissional a Distância: A Utilização de Base de Dados na Formação e Pesquisa em Educação Matemática. Perspectiva, Erechin-RS, v.28, n.103, p.7-14, 2004
BAIRRAL, M. (2003) ¨Aprender a Aprender Matemática no ciberespaço-formação¨. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n.26, ano VII, mai./jul., p. 32-35.
BAIRRAL, M. (2004). Aprender a Aprender Geometría en Entornos Virtuales. Análisis de Significados Docentes sobre la Noción de Medida. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.5, n.2, p.83-103, 2004.
BAIRRAL, M. (2004). Atividade Interativa e Desenvolvimento Profissional: elementos a considerar na ¨TeleMatemáticaFormação¨. São Paulo, A Educação Matemática em Revista, n.16, p.37-48.
BAIRRAL, M. (2004). Em que Área estamos? Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, nº 32, p.30-32.
BAIRRAL, M. ¨Dimensões de Interação na Formação à Distância em Matemática¨. Erechim-RS, Revista Perspectiva, v.27, n.98, p.33-42, jul./2003
BAIRRAL, M. Conceitos, procedimentos e atitudes em Matemática. Belo Horizonte, Presença Pedagógica, v.9, n.50, p.43-49, mar./abr. 2003
BAIRRAL, M. ¨Natureza do Conhecimento Profissional do Professor: Contribuições Teóricas para a Pesquisa em Educação Matemática¨. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, fev./2003, n.41, p.11-33
BAIRRAL, M. ¨O Crítico e o Reflexivo na Pesquisa Educacional. uma Revisão de Literatura¨. Seropédica-RJ, Revista Universidade Rural Série Ciências Humanas, v.25, 1/2, 71-79, 2003
BAIRRAL, M. O Valor das Interações Virtuais e da Dinâmica Hipertextual no Desenvolvimento Profissional Docente. Lisboa, Quadrante, v.12, n.2, 53-87, 2003
BAIRRAL, M. Teleinteracciones y Construcción de la Identidad del Profesor de Matemáticas. Barcelona, Uno Revista de Didáctica de las Matemáticas, n.34, 111-123, jul./2003
BAIRRAL, M. Aprender Matemática na Cibercultura. Seropédica-RJ, Revista Universidade Rural Série Ciências Humanas e Sociais, v.25, Suplemento, p.93-99, 2003
BAIRRAL, M.A. (2002) Aulas diferentes de Matemática: o caso dos ângulos. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.8, n.45, maio/jun., p.51-57.
BAIRRAL, M. e CARPI, A. Jogar e Desenvolver Competências em Matemática. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n.24, nov./jan.2002, p.32-35
BAIRRAL, M.A.; GIMÉNEZ, J. e TOGASHI, E. Desenvolvimento profissional docente baseado na WEB: perspectivas para a Educação Geométrica. Rio de Janeiro, Boletim GEPEM n. 39, p. 25-36, set./2001
BAIRRAL, M. A. Movendo Discos, Construindo Torres e Matematizando Com Futuros Professores. Rio de Janeiro, Boletim GEPEM n. 38, p. 95-110, fev/2001
BAIRRAL, M.A.; GIMENEZ, J. e ROSICH, N. Debates Teletutorizados y Formación Docente. El caso de ¨Juegos, Matemáticas y Diversidad¨. Madrid, Revista de Educación, n.326, 2001, pp. 411-426