Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Propostas de Ensino

AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA

Apresentação

Este caderno de atividades tem como objetivo apresentar uma sequência de tarefas pensadas e elaboradas para Ambientes de Geometria Dinâmica. A produção dessa proposta se constitui em um Produto Educacional, como desdobramento e contribuição da pesquisa, a nível de mestrado, realizada por Henrique (2017)1 e desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT2) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática3. No que se refere ao aprendizado matemático as atividades propõem o estudo de tópicos da Geometria Euclidiana que geralmente são abordados nos anos finais do ensino fundamental

Link

Através do site https://www.geogebra.org/ é possível fazer o download, encontrar materiais educacionais, participar de comunidades e obter mais informações através de fóruns, tutoriais e eventos sobre o software.

 

Arquivo

Arquivo disponibilizado para download.

Download Material

Foto

Untitled-1

ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA NO GEOGEBRA: ANÁLISE EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS

Apresentação

Este caderno de atividades fruto de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo explorar a potencialidade do GeoGebra para a aprendizagem de aspectos conceituais envolvidos no estudo da Função Quadrática. A intervenção pedagógica que inspirou este caderno ocorreu em uma turma de EJA no CIEP 055 João Gregório Galindo, localizado em Angra dos Reis (RJ). A inovação foi realizada na própria prática docente e insere-se em um contexto no qual os alunos não tiveram oportunidade de seguir os estudos de forma regular, com idade e série indicada. As atividades foram elaboradas visando explorar e analisar relações entre coeficientes, discriminante, raízes e vértice da parábola. O GeoGebra é um software de ensino e aprendizagem de matemática de forma dinâmica, que integra possibilidades de aplicação em todos os níveis e etapas da educação. O programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como permite inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada. Equações e coordenadas também podem ser diretamente inseridas. Portanto, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, pontos, vetores, derivar e integrar funções, e tradicionais de geometria com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Isto tem a vantagem didática de representar, ao mesmo tempo e em um único ambiente visual, as características geométricas e algébricas de um mesmo objeto. A partir da versão 5.0 também é possível trabalhar com geometria em três dimensões.

Link

Caderno de atividades

FUNÇÕES E FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU PARA TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentação

Essa sequência didática foi produzida durante a pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduCIMAT/ UFRRJ) de Nascimento (2020). Ela é destinada à alunos do 9º ano do ensino fundamental, articulando atividades em sala de aula e em um grupo fechado no Facebook, cujo objetivo é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Trata-se de um produto educacional para auxiliar docentes com o ensino de Funções Polinomiais do 1º Grau.  No decorrer do texto é apresentado um total de 13 problemas distribuídos em 4 atividades para serem aplicadas em dois momentos: a) na sala de aula, com intuito de provocar nos alunos o pensamento reflexivo e de colaboração no processo de ensino e aprendizagem sobre Funções. A aplicação do material objetiva que o conhecimento seja estimulado a partir da discussão dos alunos, em grupos formados por livre escolha e com o auxílio constante do professor, delineando caminhos para formalização dos conceitos envolvidos; b) no grupo fechado da rede social Facebook, cujo propósito é ser um espaço de preparação, desenvolvimento e interação de conhecimentos fora do ambiente escolar, com o envolvimento necessário do professor na mediação das atividades para obtenção de bons resultados. Nesse espaço as observações de interações estimulam os caminhos pedagógicos utilizados pelo professor, fortalecendo as aulas presenciais no que diz respeito as contribuições dos alunos de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem.

Link

Sequência Didática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NO AMBIENTE VIRTUAL MATH TEAMS

Apresentação

Caro (a) leitor (a), este produto educacional foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma sequência didática sobre semelhança de triângulos. Meu nome é Cristiano, sou atualmente professor da rede municipal de Rio Claro, região Sul Fluminense, interior do estado do Rio de Janeiro. Nunca tive experiência em ensinar semelhança com uso de um AGD e também nunca havia participado de um chat envolvendo geometria em ambiente virtual de aprendizagem antes do desenvolvimento da minha pesquisa.
As tarefas apresentadas aqui foram geradas na minha dissertação de mestrado, no ano de 2022, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A sequência de atividades tem como tema principal a semelhança de triângulos, um tema muito importante para a formação de estruturas cognitivas de alunos e (futuros) professores em aspectos numéricos e geométricos relacionados à proporcionalidade.

Arquivo

Arquivo disponibilizado para download.

Download Material