Filter by Categories
Propostas de Ensino
Sem categoria
Teses

Smartphones com toques da Educação Matemática: Mãos que pensam, inovam, ensinam, aprendem e pesquisam

Com a leitura desse livro você terá oportunidades para inovar suas aulas e/ou pesquisas. É o smartphone dos próprios sujeitos que, em sua maioria, entraram em cena nos capítulos apresentados na obra. Os dispositivos divulgados são o GeoGebra versão convencional e os aplicativos calculadora gráfica, geometria e 3D –, o AZ Screen Recorder, o MyScript Calculator, MyAppSharer e o SHAREit. As tarefas foram elaboradas e implementadas em escolas públicas e abordaram conteúdos diversos (retas paralelas intersectadas por uma transversal e propriedades correlatas, isometrias, relações numéricas, semelhança e congruência de triângulos, funções elementares, limite de uma função e integral definida). Exemplos de tarefas e sugestões de ordem técnica e pedagógica também são expostos. Tarefas de ambientação e o uso da folha de ícones são fundamentais em dinâmicas, visando a construção de conceitos matemáticos aplicativos em smartphones. A folha de ícones é um recurso elaborado a partir dos próprios ícones de um aplicativo. Nela o sujeito pode registrar suas próprias observações e seu entendimento de como o ícone pode ser utilizado e o que ele fornece como resultado após realizar toques na tela dos dispositivos. No livro você também verá uma variedade de instrumentos para uso na pesquisa ou na sua aula, dentre eles: diários de campo, folha de atividades, folha de ícones, captura de telas, gravação em vídeo e de toques em telas, tempestade de ideias, registros fotográficos, questionário on-line gerado no Google Forms etc. Fica o convite ao fazer pedagógico diferente, que não é simples, mas, certamente, retroalimentador para o professor e estimulante para o aluno. Boa leitura e boas práticas!