RETRATOS DE EXPERIÊNCIAS PARA VISUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA

A organização de um livro que trata da visualização nasceu da ideia de reunir professores regentes de turmas e que atuam em laboratórios de ensino com práticas e vivências envolvendo a Geometria. Não são práticas ou roteiros para serem aplicados diretamente, como receitas, sem considerar o público-alvo. As práticas relatadas foram desenvolvidas levando-se em conta o contexto do nascimento de uma ideia frente à demanda dos estudantes. Problemas detectados, os professores autores procuraram meios de solucioná-los, adaptando as propostas aos recursos disponíveis, ao tempo, à estrutura da escola. Dessa forma, propomos estudar os relatos como experiências que são. Aqui conseguimos reunir práticas em diferentes níveis de ensino. Do ensino fundamental ao ensino médio, incluindo a educação superior e a especialização, com os graduandos do curso de Pedagogia. Professores em seus campos de trabalho atuando como pesquisadores. Qual a motivação? Traduzir o conteúdo de uma matriz curricular, os objetivos de uma ementa, tópicos de uma aula, em alguma vivência para serem afetados e afetar pelos seus grupos de alunos. Sim, porque a sala de aula é um campo de trocas e professores precisam também se renovar a cada aula, a cada ano para respirar novos ares. Apostamos na visualização como uma habilidade a ser desenvolvida baseada nos conceitos fundamentais da Geometria e cujas experiências podem ser significativamente enriquecidas através das tecnologias. Tecnologias que, como bem define o professor Marcelo Bairral, vão desde o lápis e o papel aos aplicativos em ambientes de Geometria Dinâmica para aparelhos móveis. E qual seria a tecnologia mais acertada? Aquela que melhor se adequar ao público-alvo e à realidade da sala de aula. Principalmente em escrever para o público de um país tão diverso e tão desigual. Escolas sem recursos financeiros, sem o devido apoio governamental, mas que contam com profissionais que querem mudar essa realidade, muitas vezes aplicando recursos próprios. Apresentamos alguns retratos, faltam tantos outros para compor um álbum que dê conta de vivências por esse Brasil a fora. Trata-se de uma obra de interesse às Licenciaturas que formam professores para ensinar matemática e ou para docentes que ministram disciplinas em cursos cujo a visualização é uma das habilidades potentes (Arquitetura, Design Gráfico etc.). Esperamos que este livro sirva de incentivo para o nascimento e afloração de mais retratos que revelem a beleza de nossa luta como educadores.

Em “Saiba mais👇🏼👇🏼👇🏼 encontrará o link para download.