Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Ambiências e redes online: interações para o ensino, pesquisa e formação docente

Este livro contribui para a constituição de ambiências visando aprimorar o ensino, a aprendizagem e a pesquisa em contextos online. São capítulos escritos por autoras e autores com experiências variadas em instituições públicas. Redes sociais ( Facebook e WhatsApp), editor Wiki, materiais curriculares educativos online, Virtual Math Teams com Geogebra são exemplos de suportes tecnológicos presentes em diferentes capítulos. A leitura permitirá a compreensão de aspectos que caracterizam a Educação Online e sobre a diferenciação da Educação a Distância. Você também obterá inspiração para construir desenhos didáticos para suas atividades online, todas potencializadas por interações e reflexões colaborativas. Embora estejamos cada vez mais conectados os capítulos alertam para o uso indiscriminado da Internet, que ficou muito evidente na pandemia do COVID- 19. Realizar uma conexão para baixar ou assistir vídeos, para realizar videoconferências ou chat online. Você verá que um ambiente virtual de aprendizagem não é o espaço apenas para gestão acadêmica. Tampouco, é um repositório de material didático e de atividades a serem feitas e enviadas. Embora o professor seja um profissional imprescindível na elaboração e execução de um desenho didático, não podemos ter dinâmicas nas quais os alunos estejam apenas ouvindo explicações docentes. Equipamentos adequados, conexão excelente, tempo de reflexão e contraste crítico de informação, formas diversas de apropriação de tecnologias e de construção compartilhada de conhecimento devem ser preocupações constantes na arquitetura de ambientes online.