Desenvolver a visualização com auxílio de um sistema de câmeras de segurança. Apoio às aulas de desenho básico com alunos do Ensino Médio Técnico da Escola Estadual Visconde de Mauá.
Balizado em concepções vigotskianas, promover reflexões teóricas acerca dos gestos e manipulações touchscreen e ilustramos a análise de interações que emergiram de implementações com o GeoGebra touch e Geometric Constructer. Financiado pela CAPES.
Analisar as interações dos professores que lecionam Matemática na EJA mediante ambientes virtuais. Financiamento Fundação CECIERJ.
Elaborar atividades de geometria espacial e refletir sobre o aprendizado no software GeoGebra 3D, mostrar possibilidades de inovação em aulas de geometria. Financiado pela CAPES/Obeduc.
Elaborar e analisar atividades que explorem tópicos de geometria espacial com foco na visualização utilizando recursos convencionais e com o uso do software GeoGebra 3D. Financiado pela UFRRJ (BIEXT/PROEXT).
Elaborar, implementar e analisar atividades para abordagens do tema homotetia em turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, utilizando aplicativos dinâmicos e aspectos da cultura visual.
Observar dificuldades de seus alunos do Ensino Médio Profissionalizante do Curso Técnico de Eletromecânica com cálculos, com o propósito de estudar a inserção da calculadora em sala de aula mediante o uso de atividades instigadoras. Com referencial teórico focado em pressupostos de Bakhtin e de Vygotsky, analisar intervenções identificando aspectos do raciocínio matemático e contribuições da calculadora para aprendizagem de alunos desse segmento.
Analisar aspectos da formação inicial a distância em matemática no Polo Paracambi da UAB/CEDERJ e o uso da sua Plataforma como ambiente de aprendizagem.
Inventariar ambientes virtuais (semi-presenciais ou à distância) que estão sendo implementados no Brasil através das ferramentas da Internet. Financiado pelo CNPq (PIBIC 2003-2004).
Analisar a produção de significados dos alunos do ensino médio e técnico agrícola para elementos da geometria espacial.
Verificar a influência de uma sequência de atividades com APPLETS na aprendizagem de geometria.
Analisar implicações da multimodalidade num ambiente virtual para a formação continuada em geometria (3º e 4º ciclos). Diego Garcia (UFRRJ). Financiado pela FAPERJ/CNPq e SESU (PROEXT 2004).
Elaborar, implementar e avaliar cenários virtuais em disciplinas (Tópicos de Geometria Espacial e Didática da Matemática) da graduação em matemática da UFRuralRJ. Financiado pela FAPERJ.
Verificar implicações das interações a distâncias, mediadas pelas ferramentas comunicativas da Internet, na aprendizagem matemática de alunos do Ensino Médio do Colégio Técnico da UFRRJ. Financiamento CNPq/PIBIC/UFRRJ.