IERP

Estabelecendo parcerias Público-Público: Gepeticem, e-Oficina e LabMAPEB!

Imagine um espaço no qual a Matemática se encontra com experiências de ensino no chão da escola, contribuindo para transformar como os futuros professores se apropriam e utilizam artefatos pedagógicos. É exatamente isso que o projeto e-Oficina e o LabMAPEB (Laboratório de Matemática e Artefatos Pedagógicos na Educação Básica) estão fazendo! Desenvolvidos como desdobramentos da atuação do Prof. Dr. Alexandre Assis e em estreita colaboração com o grupo de pesquisa GEPETICEM (coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Bairral), esses projetos procuram aprimorar a formação de professores que atuarão nas séries iniciais da Educação Básica.

O e-Oficina oferece uma série de oficinas práticas que permitem aos participantes explorar a Matemática de forma interativa usando tablets e outras recursos digitais. Essas experiências mão-na-massa são baseadas em um design que visa desenvolver situações que promovam a aprendizagem, enriquecida pelas interações entre os participantes e reflexões a partir da leitura e discussão de textos acadêmicos envolvendo o ensino de matemática. Paralelamente, o LabMAPEB foca na criação e utilização de artefatos pedagógicos que tornam o ensino de matemática mais acessível, pautado nas dimensões do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).

A integração dos esforços do e-Oficina, LabMAPEB e GEPETICEM, oferece uma preparação integrada para futuros professores, fortalecendo o diálogo e a colaboração entre a Universidade Pública e a Educação Básica Pública.