Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
Na escola, o trabalho realizado com geometria ainda prioriza o espaço plano, principalmente, abordando as figuras planas e os polígonos mais conhecidos. Quando se trata de Geometria Espacial, os alunos apresentam dificuldades de representar e visualizar, pois reconhecem poucos conceitos da geometria básica. Este MCEO ilustra uma possibilidade de trabalho com seções planas em cubos utilizando papel e lápis. Esta atividade tem como objetivo explorar a visualização e representação dos cortes em questão. Você terá acesso a respostas de uma oficina realizada com graduandos do 8º e 9º períodos de Licenciatura em Matemática da UFRRJ.
Imagine a seção de corte que passe pelos pontos indicados em cada cubo e complete os dados da tabela.
A atividade aqui proposta foi realizada no dia 15 de outubro de 2014 com licenciandos em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estes eram todos alunos da disciplina Ensino de Matemática II e se encontravam no oitavo ou nono período do curso. A atividade teve a duração aproximada de 40min e estavam presentes sete estudantes.
Primeiramente, implementei a atividade Cortando Cubo1, na qual os participantes deveriam usar papel e lápis para determinar as possíveis seções geradas nos cubos. Assim, para fazer os cortes, eles deveriam levar em consideração os pontos dados (visíveis) e as possíveis seções que passavam por eles. Realizei esta atividade com os alunos objetivando familiarizá-los com a proposta da atividade principal.