Caro leitor, o livro que você está prestes a ler oferece uma jornada pelo complexo mundo da Educação com tecnologias. Mesmo além do ensino e da aprendizagem, há um apelo a uma Educação Matemática gratuita, acessível e solidamente fundamentada com base em observações de alunos, licenciandos ou professores em formação. A obra é inspirada em grande parte por pesquisas realizadas ao redor do mundo e que tentam levantar um véu para lançar luz sobre esse ato, tão simples a priori, de transmitir o conhecimento adquirido e acumulado em séculos de história. Mas transmiti-los em uma época em que o progresso técnico às vezes vai mais rápido que o desenvolvimento harmonioso dos laços sociais questiona inevitavelmente a educação matemática em seu contexto político. E, diante da complexidade, métodos ou receitas simples não são sustentáveis. Como o sociólogo Mauss (1925) disse, a Educação é um fato total, o que significa que a didática ou as ciências da educação ou da sociologia ou… podem capturar apenas parte desse fato total. Assim, trabalhar no campo da pesquisa educacional exige ser humilde e levar em conta essa complexidade. É também uma reivindicação epistemológica que está na origem do posicionamento da pesquisa. O autor deste livro participa, observa, analisa, critica e revela uma visão política, no sentido nobre do termo da Educação, propondo respostas complexas, mas cientificamente estabelecidas, a essa questão universal.