Analisar, investigar e verificar as possíveis contribuições do ambiente virtual VMTcG (Virtual Math Team com GeoGebra) na aprendizagem da matemática, em construções de argumentos e justificativas colaborativamente em atividades de Geometria com futuros professores e com discentes do Ensino Médio da rede púlbica de ensino do Rio de Janeiro.
Estudar o desenvolvimento do processo de visualização de formas geométricas espaciais em atividades variadas, estabelecendo relações entre o uso do papel e lápis com o GeoGebra. Também tem como objetivo identificar contribuições de cada recurso para o aprendizado.
Elaborar e acompanhar atividades de formação de professores da e na escola básica com o intuito de auxiliar na compreensão do papel deste espaço na formação profissional docente.
Analisar de forma preliminar alguns pressupostos teóricos, relativos à função quadrática aos recursos computacionais, para apresentar a relação entre a função quadrática e seus coeficientes. Desta forma, articular os procedimentos metodológicos utilizados durantes a pesquisa e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra em uma turma de Jovens e Adultos.
Investigar e analisar a apropriação e uso de tecnologia digital, com destaque para os dispositivos móveis com telas sensíveis ao toque, no ensino de geometria com alunos do Ensino Médio de uma unidade da rede estadual de ensino localizada na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
Analisar contribuições de Ambientes de Geometria Dinâmica (com e sem touchscreen) no aprendizado de geometria de alunos da Educação Básica (8º e 9º anos) em uma escola pública no Rio de Janeiro através da implementação de atividades através do GeoGebra.
Construir conceitos de geometria, utilizando o software GeoGebra, no smartphone (tecnologia touchscreen), e analisar como essa tecnologia pode funcionar como auxiliador no processo de ensino e aprendizagem de alunos do 8º ano de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro.
Inserir o tablet em sala de aula, mediante a implementação de atividades instigadoras voltadas para a estratégia de cálculos e contagem e analisar possíveis contribuições para a aprendizagem dos alunos quando submetidos a esse tipo de instrução
Estudar e investigar contribuições que os dispositivos que possuem a tecnologia touchscreen (no caso tabletes) podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem em geometria. Financiado pela CAPES/PIBIC–UFRRJ.
Objetivo geral: Verificar contribuições do uso do software GeoGebra em situação presencial e no VMT na aprendizagem da matemática. Objetivos específicos: elaborar atividades de geometria com o GeoGebra para o uso no VMT-Chat, realizar uma revisão de literatura de estudos focados na geometria dinâmica com o GeoGebra e no VMT- Chat e implementar atividades em situações presenciais e no ambiente virtual VMT-Chat. Financiamento CNPq/PIBIC/UFRRJ.
Estudar conceitos matemáticos nos diferentes níveis de escolaridade, através de animações, com uma temática de eventos do cotidiano social, construídas no software GeoGebra. Financiado pela CAPES/PIBIC–UFRRJ. Financiado pela CAPES/Obeduc.