Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
O uso das tecnologias em sala de aula é bem atrativo, pois mostra um interesse diferenciado por parte dos alunos, embora tenhamos alguns problemas técnicos: a infraestrutura escolar, o laboratório de informática, falta de professor treinado e alunos desmotivados. Nossa intenção é apresentar o software Geogebra de forma atraente para os alunos, mostrando sua praticidade e fazendo um intercâmbio com a forma tradicional. Nesse processo, os alunos poderão observar a prática da matemática e ao mesmo tempo usar uma ferramenta que será útil em sua aprendizagem. A partir do momento que o aluno percebe que aprendeu da forma tradicional e que aprimorou seus conhecimentos da forma prática com o auxílio do GeoGebra, o conhecimento matemático passa a despertar um interesse diferenciado.
Essa aula foi para mostrar que, realizando o trabalho manualmente, conseguimos aprimorar conhecimentos básicos, pois necessitamos de papel, lápis, caneta, borracha e régua como recursos didáticos e uma dose de ideias matemáticas fundamentais para chegarmos em nossas raízes do problema. Mostrei exemplos resolvidos em sala de aula, para só depois apresentar no laboratório de informática questões semelhantes, com um detalhe que era a forma diferenciada, nesse momento usando o software GeoGebra. A elaboração das atividades bem como a execução faziam parte do planejamento de aulas do bimestre, as quais foram realizadas com os meus alunos da 2ª série do ensino médio.