Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
A atividade foi desenvolvida no GeoGebra, no intuito de revisar o conteúdo Função do 2º grau, especificamente com relação à concavidade da parábola e à identificação de seu vértice. A opção pelo aplicativo está relacionada às possibilidades apresentadas pelo mesmo quanto à representação gráfica e pela praticidade em seu manejo, para utilização pelos discentes. Este Material Curricular Educativo Online (MCEO) objetiva apresentar virtualmente a representação gráfica de funções do 2º grau, de modo que o educando (re)conheça os elementos da função, bem como, possa verificar como eles interagem com a mesma.
A atividade de (re)conhecimento de função do 2º grau apresentou as seguintes etapas:
Percebeu-se a curiosidade de alguns discentes ao apresentarem valores altos para a e b, de modo a verificar o resultado no plano.
Busquei na tecnologia um meio para revisar função do 2º grau e verificar supostas dúvidas com relação a este conteúdo. Procurei, através de um aplicativo, ratificar características da função, em especial o posicionamento da concavidade da parábola. A atividade teve o intuito de possibilitar ao discente comprovar de maneira efetiva características da função.
Na aula anterior pedi à classe que trouxesse exemplos de funções do 2º grau. Minha expectativa com relação a essa proposta era que, durante a busca, os discentes encontrassem outras informações relativas ao tema.
No início da aula apresentei o aplicativo e como deveria ser utilizado, através de um projetor multimídia, à medida que dispunha de um computador para a realização da tarefa. Tal fato não interferiu no bom andamento da mesma.