Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
A atividade foi desenvolvida no programa Planilha org. Calc, do Sistema Operacional Linux Educacional 3.0, geralmente utilizado nos Laboratórios de Informática de Educação (LIED) em Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino, motivo da opção pelo mesmo. A atividade pode ser desenvolvida de modo similar em planilha eletrônica de outro Sistema Operacional. Quanto ao programa, este proporciona uma possibilidade de otimizar construções de tabelas e gráficos, em especial aqui de gráficos. Este Material Curricular Educativo Online (MCEO) objetiva apresentar virtualmente os diferentes tipos de gráficos, de maneira que o educando: perceba como os elementos do mesmo o constituem, possa verificar suas características e interagir em sua construção.
1ª Etapa _ Explanação em classe sobre gráfico. O que são, quais os tipos mais comuns, a finalidade dos mesmos, etc.
2ª Etapa _ No local que se encontram os computadores, elencar questões que envolvam a classe de modo a constituir uma amostra, de preferência relativa a um tema ou assunto o qual se possa inquerir sobre as opiniões, ações, etc., dos envolvidos.
Há tempos, envolta na profissão do magistério, foi possível observar que em inúmeros momentos em classe a apresentação de gráfico partiu da realização de pesquisa, recorte e colagem de diferentes tipos de gráficos encontrados pelos discentes em diversos periódicos, haja vista, esse ser o “recurso” da época.
Junto ao novo século e aos novos recursos existentes procurei dispor das novas tecnologias para apresentar o conteúdo gráfico (tipos de gráficos).
A atividade teve inicio em sala de aula onde fiz uma explanação sobre os diferentes tipos de gráficos e a associação formato/nomenclatura. Em seguida, fui com a turma para o Laboratório de Informática de Educação (LIED), onde estabeleci as questões que foram respondidas de modo sucinto.
Anotei os assuntos elencados no quadro branco em forma de tabela, incluindo o quantitativo pertinente a cada questão.