Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo
Concorrentes? Sim, mas aqui a oposição permite a igualdade
Construção do Pequeno Dodecaedro Estrelado
Construindo e analisando funções em planilhas eletrônicas
Construindo e analisando gráficos do Índice de Desenvolvimento Humano
Construindo gráfico da função linear no GeoGebra
Construindo gráfico da função quadrática no GeoGebra
Construindo um azulejo com transformações geométricas
Exercitando a memória da calculadora
Geometrizando sistemas lineares 2×2
Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo
Mexendo nos palitos e explorando as formas criadas
Movimentos e ângulos na mesa de Bilhar
Observando, descrevendo e montando
Quando duas retas se cortam por uma transversal
Reflexão de polígonos e suas matrizes
Seções em cubos no GeoGebra 3D
Será que é quadrado? Trabalhando geometria no Sketchometry
Na maioria das escolas o trabalho realizado com poliedros diz respeito ao cálculo de áreas e volumes, e quando trada de seções, se limita a estudar seções transversais. Neste MCEO trazemos uma possibilidade de ensino de seções planas em cubos utilizando o software Geogebra 3D. Nesta atividade os alunos podem trabalhar seu processo de visualização utilizando as ferramentas presentes no programa. Você terá acesso a respostas de uma oficina realizada com graduandos do 8º e 9º períodos de Licenciatura em Matemática da UFRRJ.
1) Construa um cubo no GeoGebra 3D e execute o que se pede:
a) uma seção que tenha uma forma retangular
b) uma seção que tenha a forma triangular
De que maneira, utilizando o software, você pode se certificar dos cortes que encontrou?
A oficina GeoGebra 3D foi realizada no dia15 de outubro de 2014, na turma de ensino de matemática II da UFRRJ. No dia estavam presentes sete alunos que cursavam o 8º ou o 9º período de Licenciatura em Matemática. Ministrei a oficina ao lado da aluna Thaís Fernanda de Oliveira Settimy e o exercício aqui proposto faz parte de um conjunto de atividades aplicado nesta data.
A atividade seções em cubos na GeoGebra 3D consistia, no primeiro momento, em deixar que os alunos construíssem livremente um cubo no ambiente e então gerassem, a partir da interseção com um plano, uma seção que fosse retangular e outra que fosse triangular. Neste momento os participantes não demonstraram qualquer dificuldade.